No colégio GBI os integrais possuem aulas de informática educacional básica, que vai além de joguinhos referente as disciplinas que estudam durante o período da manhã, abrange conceitos básicos sobre informática, aplicações  como word/excel e power point, pesquisa, digitação, cuidados com o computador, internet segura e claro, não pode faltar as noções básicas de hardware e software (incluindo periféricos de entrada e saída).

Os alunos do integral IV  após o período de entendimento sobre hardware e software, que englobou questões teóricas e jogos sobre o tema, partimos para as aulas práticas. O primeiro contato ao abrir um computador, a emoção de ver tudo que vimos em slides e em jogos na prática.

Os alunos ficaram muito eufóricos, neste primeiro momento abrimos 1 computador juntos para deslumbrarmos sobre o hardware que nele se encontra e como funciona cada parte do  computador(cabos, fonte de energia, HD, SSD, placa mãe, placa de memória, placa de vídeo, placa de rede), em uma geração repleta pelos tablets e celulares ter o contato com um computador completo de peças foi muito inovador e, obviamente, criou muita curiosidade sobre “COMO SÂO OS OUTROS APARELHOS E COMO TUDO FUNCIONA”, tema das nossas próximas aventuras tecnológicas.

Conclusão dos alunos (e uma dica pra os leitores):

• Hardware – são as partes que podemos ver de um computador (incluindo as peças internas), todos os componentes da sua estrutura física como o monitor, o teclado, o gabinete e o mouse.
  • Software – são os programas que nos permitem realizar tarefas específicas em um computador, por exemplo, os sistemas operacionais, aplicativos, jogos e navegadores web.