Uma escola que se baseia em princípios democráticos possibilita aos seus alunos a participação nos processos formativos em que estão envolvidos. Por meio das “Eleições dos Representantes de Turma 2021”, os estudantes dos oitavos anos do Colégio GBI, tiveram a oportunidade de desempenhar o exercício da democracia participativa.

O projeto desenvolveu o ímpeto da cidadania nos jovens, visto que possibilitou a formação da consciência política. A partir da própria sala de aula, os alunos compreenderam a necessidade e a importância de exercerem seus direitos e deveres para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Os interessados lançaram a candidatura, fizeram campanha eleitoral e apresentaram a proposta de trabalho durante um debate realizado em sala de aula. Com isso, os alunos conseguiram perceber a importância das responsabilidades do representante de turma, enquanto líder. Assim, foram capazes de diagnosticar os colegas que possuíam as características necessárias para exercer a função, e logo após votaram, de forma individual e anônima. Depois da apuração, os eleitos foram anunciados e receberam uma salva de palmas.

Confiram fotos e em seguida os vídeos da campanha!